Perguntas Frequentes
Nossa base de conhecimento visa esclarecer as maiores dúvidas.
Onde o SmartBen Energia está disponível ?
Atualmente, apenas no estado de Minas Gerais. Estamos trabalhando para em breve estar disponível em todo o país, atendendo até 83 milhoes de unidades consumidoras, tanto para pessoa física e para pessoa jurídica.
Como a energia chega na minha residência ?
Da mesma forma como é hoje. Nós produzimos energia nas nossas usinas solares e a energia é injetada na rede da sua distribuidora. Não é necessária a instalação de nenhum equipamento, a distribuidora reconhece que a energia vem de outro lugar, e abate no valor da sua conta de luz.
Qual o valor do investimento ?
Zero! Não é necessário investimento em equipamentose nenhum tipo de obra, apenas continuar pagando mensalmente a conta de energia.
Qual a taxa de adesão ? Tem alguma despesa adicional ?
A taxa única de R$ 10,00, e não há despesas adicionais.
Ao assinar haverá interrupção na energia ?
Não há obras ou instalação, portanto não há risco de ficar sem energia. Você continuará conectado a mesma empresa distribuidora de energia, só terá interrupção caso esta empresa tenha problemas no fornecimento da energia, assim como funciona atualmente.
É necessário avisar a companhia de energia elétrica?
Não, nós cuidaremos de toda a burocracia para você
Quem pode contratar?
Casas ou apartamentos onde a conta de luz esteja vinculada a seu CPF. Sua conta de luz não pode estar inscrita no programa tarifa social de sua operadora.
Como faço para assinar?
1- Encaminhe a sua conta da Cemig.
2- Você irá receber a nossa proposta com a economia que você irá receber.
3- Encaminhe os documentos necessários para assinatura do contrato. Que são bem simples CNH ou RG, Contrato Social, CNPJ, e-mail e número de telefone.
4- Após a aprovação faça a assinatura eletrônica de seu contrato.
5- Uhuuu , sua economia já virá em sua próxima conta.
Corre o risco de eu não ter economia com a energia por assinatura?
Não. Você não corre o risco de não ter economia. A economia varia de 10% a 30%, dependendo do seu consumo de energia. Inclusive, você poderá acompanhar na area do cliente o seu relatório de economia mensal.
Existe valor mínimo da conta de Luz para eu poder fazer o contrato?
Não existe valor mínimo. Por lei, o seu consumo mensal de energia tem que ser superior ao custo de disponibilidade. Portanto que o seu consumo seja maior que o custo de disponibilidade, você poderá ser nosso cliente.
Posso ter a conta da Cemig em nome de uma pessoa e outra assinar o contrato?
Se você alugou um apartamento, podemos te ajudar a fazer a troca de titularidade na Cemig. Entretanto, não podemos assinar um contrato com o titular diferente da conta da Cemig.
O valor que eu pago pela assinatura é fixo?
Sim. O valor que você paga pela assinatura é fixo pela quantidade de KWH/mês injetado na sua conta de Luz.
Posso alterar a quantidade de energia contratada?
Você pode a qualquer momento alterar a quantidade de energia contratada. Inclusive o nosso sistema é inteligente e sempre sugerimos aos nossos clientes para aumentar ou reduzir de acordo com o seu consumo de energia.
O contrato tem prazo de fidelidade?
Não temos prazo de fidelidade. Você pode cancelar o contrato a qualquer momento. Temos certeza que você irá gostar do nosso serviço e do desconto recebido.
Se eu consumir mais energia que a média? O que acontece?
O seu contrato é realizado em cima de uma média mensal de consumo de energia. Se você consumir mais que a média, você irá consumir mais energia da Cemig. Caso, essa mudança continue e não seja pontual, podemos rever o seu contrato e aumentar a injeção de energia.
Se eu consumir menos energia que a média? O que acontece?
Vamos considerar que você tenha um escritório e nos meses de inverno o seu consumo de energia caia por causa que o ar condicionado ficou desligado. Para essa situação temos duas sugestões: essa energia adicional pode vim na sua conta como saldo de geração e você tem por lei 5 anos para utilizá-la ou podemos simplesmente reduzir a injeção de energia para ajustar o seu contrato a sua nova realidade de consumo. AQUI NA SMARTBEN, VOCÊ QUE MANDA!!! ESTAMOS SEMPRE A DISPOSIÇÃO PARA TE ATENDER.
Ao assinar haverá interrupção na energia ?
Não há obras ou instalação, portanto não há risco de ficar sem energia. Você continuará conectado a mesma empresa distribuidora de energia, só terá interrupção caso esta empresa tenha problemas no fornecimento da energia, assim como funciona atualmente.
É necessário avisar a companhia de energia elétrica?
Não, nós cuidaremos de toda a burocracia para você.
Assinei o contrato com a Smartben, não estou mais no imóvel, como cancelar?
Você pode cancelar entrando na sua area de cliente no site smartben.com.br, digita o seu login e senha, suporte, novo chamado e solicita cancelar o contrato. Você também pode cancelar o contrato enviando um e-mail para smartbenapp@gmail.com ou ligando no número (31) 99775-6674.
Assinei o contrato com a Smartben, quanto tempo demora para eu ter desconto?
A Cemig tem o prazo legal de 60 dias para te cadastrar no sistema dela. Após 60 dias, você começa a ter o desconto.
O desconto é retroativo desde da data que eu assinei o contrato?
Não. O desconto e a cobrança só ocorrem após você começar a receber a energia na sua conta. Essa prazo demora normalmente 60 dias.
O vencimento da conta da minha concessionária de energia continuará mantido?
Sim. O vencimento da conta da sua concessionária de energia continuará mantido.
O vencimento da conta da Smartben é o mesmo da minha conta de energia da concessionária?
Sim. O vencimento da conta da Smartben é no mesmo dia da conta da sua concessionária de energia.
Posso ter mais de uma instalação de Energia Elétrica com o benefício da Smartben?
Sim. Você pode ter quantas instalações você quiser com o benefício da smartben.
Tenho mais de um imóvel, posso unificar as contas?
Infelizmente, tem que ser realizado um contrato para cada número de instalação da sua concessionária de energia.
Contratei a Smartben, mas viajei e meu consumo de energia foi próximo ao mínimo, tenho que pagar o que da minha conta de energia?
Neste caso, a energia injetada pela smartben foi para saldo de geração, logo você irá pagar somente a conta da Cemig. A conta da Smartben só é gerada quando a energia injetada é consumida.
Eu tinha um consumo muito elevado, mas agora não gasto nem o mínimo, como que fica meu contrato com a Smartben?
Neste caso, o seu contrato com a Smartben fica com interrupção temporária. O que significa interrupção temporária? A Smartben não irá injetar energia na sua conta até que o consumo retorne. Com a Smartben, você nunca perde, só ganha.
Quando eu tenho oscilações no meu consumo, minha conta com a Concessionária de Energia é sempre proporcional, e com a Smartben, como fica a minha conta?
Quando você tem oscilação de consumo, a diferença entre o que a Smartben injetou e o que você consumiu de energia será fornecido pela concessionária de Energia. Se o seu consumo de energia for ficar mais alto é só enviar um email para smartbenapp@gmail.com ou ligar para 31 99775-6674 que aumentamos a sua injeção de energia.
Posso continuar com a minha conta em débito automático?
Sim. Você pode continuar com a sua conta em débito automático.
Se falta energia aciono quem?
Nesse caso, você tem que abrir o chamado no 116 da Cemig. A Cemig é responsável por entregar a energia na sua casa.
Se eu atrasar o pagamento da conta da minha concessionária, em quanto tempo eles cortam o fornecimento de energia?
De acordo com a lei, eles podem cortar com apenas uma conta em atraso e mediante notificação ao consumidor.
Se eu atrasar o pagamento da Smartben, em quanto tempo tenho a energia descontinuada?
Se você atrasar de pagar a Smartben, você não tem a energia descontinuada, mas você perde a partir do próximo mês a injeção da energia pela Smartben e com isso perde o desconto. A Smartben só voltará a injetar energia na sua conta após o débito ter sido quitado.
Já participo de um programa de economia de energia com outro fornecedor, e gostaria de fazer parte da Smartben. Posso? Quais os procedimentos? A Smartben me ajuda nisso?
Se você fechou o contrato com outro fornecedor e quer mudar para Smartben, você pode. É só enviar por email ao outro fornecedor solicitando o cancelamento do contrato. Você assina o contrato com a Smartben e esse fica em suspensão temporária até que o outro contrato tenha sido cancelado.
Não quero mais fazer parte da Smartben, qual a multa, e quanto tempo meu contrato é distratado?
Não tem nenhuma multa. O distratado é realizado em 30 dias.
Já sou cliente da Smartben e preciso mudar a titularidade da minha conta, perco algum benefício?
Para você não perder nenhum benefício, você precisa encaminhar a solicitação de troca de titularidade para a Smartben. Para você encaminhar a solicitação de troca de titularidade para a Smartben, você precisa abrir um chamado na area de cliente e incluir o documento do imóvel (IPTU ou Contrato de aluguel), CNH ou RG e a conta da cemig do novo imóvel que você está alterando a titularidade.