Perguntas Frequentes
Nossa base de conhecimento visa esclarecer as maiores dúvidas.
Onde o SmartBen Energia está disponível ?
Atuamos em todo estado de Minas Gerais.
Como a energia chega na minha residência ?
Da mesma forma como é hoje. Nós produzimos energia nas nossas usinas solares e a energia é
injetada na rede da sua distribuidora. A distribuidora reconhece que a energia vem de outro
lugar e abate no valor da sua conta de luz.
Qual o valor do investimento ?
Qual a taxa de adesão?
Não existe taxa de adesão.
Ao assinar haverá interrupção na energia ?
Você continuará conectado a mesma empresa distribuidora de energia, só terá interrupção caso
esta empresa tenha problemas no fornecimento da energia, assim como funciona atualmente.
É necessário avisar a companhia de energia elétrica?
Não, nós entramos em contato para você.
Quem pode contratar?
Onde a conta de luz esteja vinculada ao seu CPF ou CNPJ sendo pessoa física ou pessoa jurídica.
Obs: Sua conta de luz não pode estar inscrita no programa tarifa social de sua operadora.
Como faço para assinar?
1- Preencha o “Simule sua economia”.
2- Você irá receber a nossa proposta com a economia que você irá receber.
3- Encaminhe os documentos necessários para assinatura do contrato. Que são bem simples CNH ou
RG, Contrato Social, CNPJ, e-mail e número de telefone.
4- Após a aprovação você receberá um link para a assinatura eletrônica de seu contrato.
5- Uhuuu , sua economia virá à partir de 60 dias úteis.
Corre o risco de eu não ter economia com a energia por assinatura?
Não. Inclusive, você poderá acompanhar na área do cliente o seu relatório de economia mensal.
Existe valor mínimo da conta de Luz para eu poder fazer o contrato?
Não há valor mínimo para o contrato de luz. Seu consumo deve ser superior ao custo de
disponibilidade para ser nosso cliente.
Posso ter a conta da Cemig em nome de uma pessoa e assinar o contrato?
Se você alugou um apartamento, podemos instruir a fazer a troca de titularidade na Cemig. Entretanto, não podemos assinar um contrato com o titular diferente da conta da Cemig.
O contrato tem prazo de fidelidade?
Não temos prazo de fidelidade. Você pode cancelar o contrato a qualquer momento.
O valor que eu pago pela assinatura é fixo?
Não. O Valor da assinatura é uma média do gasto pelo cliente. Sendo assim o valor pode variar de acordo com o consumo de energia.
Se eu consumir mais energia que a média? O que acontece?
Se você consumir mais que a média, você irá consumir mais energia da Cemig. Caso esse aumento continue e não seja pontual, podemos rever o seu contrato e aumentar a injeção de energia.
Se eu consumir menos energia que a média? O que acontece?
Vamos considerar que você tenha um escritório e nos meses de inverno o seu consumo de energia caia por causa que o ar-condicionado ficou desligado. Para essa situação temos duas sugestões: essa energia adicional pode vir na sua conta como saldo de geração e você tem por lei 5 anos para utilizá-la ou podemos simplesmente reduzir a injeção de energia para ajustar o seu contrato a sua nova realidade de consumo.
Assinei o contrato com a Smartben, não estou mais no imóvel, como cancelar?
Enviando um e-mail para comercial@smartben.com.br ou no whatsapp (31) 99775-6674.
Assinei o contrato com a Smartben, quanto tempo demora para eu ter desconto?
A Cemig tem o prazo legal de 60 dias para te cadastrar no sistema dela. Após 60 dias, você começa a ter o desconto na sua tarifa de energia.
O desconto é retroativo desde a data que eu assinei o contrato?
Não. O desconto será aplicado após o seu cadastro de cliente da Smartben ser cadastrado pela Cemig em seu sistema.
O vencimento da conta da minha concessionária de energia continuará mantido?
Sim.
O vencimento da conta da Smartben é o mesmo da minha conta de energia da concessionária?
Sim. Lembrando que você receberá 2 boletos, um da Cemig com impostos e taxa de iluminação pública e outro da Smartben com a energia consumida com desconto na tarifa.
Posso ter mais de uma instalação de Energia Elétrica com o benefício da Smartben?
Sim. Você pode ter quantas instalações você quiser com o benefício da Smartben.
Contratei a Smartben, mas viajei e meu consumo de energia foi próximo ao mínimo, tenho que pagar o que da minha conta de energia?
A energia injetada pela Smartben foi para saldo de geração, logo você irá pagar somente a conta da Cemig. A conta da Smartben só é gerada quando a energia injetada é consumida.
Eu tinha um consumo muito elevado, mas agora não gasto nem o mínimo, como que fica meu contrato com a Smartben?
O seu contrato com a Smartben fica com interrupção temporária. A Smartben não irá injetar energia na sua conta até que o consumo retorne.
Posso continuar com a minha conta em débito automático?
Sim.
Se falta energia aciono quem?
Você tem que abrir o chamado no 116 da Cemig. A Cemig é responsável por entregar a energia na sua casa.
Se eu atrasar o pagamento da conta da minha concessionária, em quanto tempo eles cortam o fornecimento de energia?
Eles podem cortar com apenas uma conta em atraso e mediante notificação ao consumidor.
Se eu atrasar o pagamento da Smartben, em quanto tempo tenho a energia descontinuada?
Você não tem a energia descontinuada, mas você perde a partir do próximo mês a injeção da energia pela Smartben e com isso perde o desconto. A Smartben só voltará a injetar energia na sua conta após o débito ter sido quitado.
Já participo de um programa de economia de energia com outro fornecedor, e gostaria de fazer parte da Smartben. Posso? Quais os procedimentos? A Smartben me ajuda nisso?
Pode sim. É só enviar por email ao outro fornecedor solicitando o cancelamento do contrato. Você assina o contrato com a Smartben e esse fica em suspensão temporária até que o outro contrato tenha sido cancelado.
Não quero mais fazer parte da Smartben, qual a multa, e quanto tempo meu contrato é distratado?
Não tem nenhuma multa. O distratado é realizado em até 60 dias úteis caso você tenha saldo de geração com a Smartben.
Já sou cliente da Smartben e preciso mudar a titularidade da minha conta, perco algum benefício?
Não. Entre em contato no e-mail comercial@smartben.com.br ou para o Whatsapp (31) 99775-6674 e solicite as alterações do seu contrato.