Perguntas Frequentes

Nossa base de conhecimento visa esclarecer as maiores dúvidas.

Onde o SmartBen Energia está disponível ?

Atuamos em todo estado de Minas Gerais.

Como a energia chega na minha residência ?

Da mesma forma como é hoje. Nós produzimos energia nas nossas usinas solares e a energia é injetada na rede da sua distribuidora. A distribuidora reconhece que a energia vem de outro lugar e abate no valor da sua conta de luz.

Qual o valor do investimento ?

Zero investimento.

Qual a taxa de adesão?

Não existe taxa de adesão.

Ao assinar haverá interrupção na energia ?

Você continuará conectado a mesma empresa distribuidora de energia, só terá interrupção caso esta empresa tenha problemas no fornecimento da energia, assim como funciona atualmente.

É necessário avisar a companhia de energia elétrica?

Não, nós entramos em contato para você.

Quem pode contratar?


Onde a conta de luz esteja vinculada ao seu CPF ou CNPJ sendo pessoa física ou pessoa jurídica.
Obs: Sua conta de luz não pode estar inscrita no programa tarifa social de sua operadora.

Como faço para assinar?

1- Preencha o “Simule sua economia”.

2- Você irá receber a nossa proposta com a economia que você irá receber.

3- Encaminhe os documentos necessários para assinatura do contrato. Que são bem simples CNH ou RG, Contrato Social, CNPJ, e-mail e número de telefone.

4- Após a aprovação você receberá um link para a assinatura eletrônica de seu contrato.

5- Uhuuu , sua economia virá à partir de 60 dias úteis.

Corre o risco de eu não ter economia com a energia por assinatura?

Não. Inclusive, você poderá acompanhar na área do cliente o seu relatório de economia mensal.

Existe valor mínimo da conta de Luz para eu poder fazer o contrato?

Não há valor mínimo para o contrato de luz. Seu consumo deve ser superior ao custo de disponibilidade para ser nosso cliente.

Posso ter a conta da Cemig em nome de uma pessoa e assinar o contrato?

Se você alugou um apartamento, podemos instruir a fazer a troca de titularidade na Cemig. Entretanto, não podemos assinar um contrato com o titular diferente da conta da Cemig.

O contrato tem prazo de fidelidade?

Não temos prazo de fidelidade. Você pode cancelar o contrato a qualquer momento.

O valor que eu pago pela assinatura é fixo?

Não. O Valor da assinatura é uma média do gasto pelo cliente. Sendo assim o valor pode variar de acordo com o consumo de energia.

Se eu consumir mais energia que a média? O que acontece?

Se você consumir mais que a média, você irá consumir mais energia da Cemig. Caso esse aumento continue e não seja pontual, podemos rever o seu contrato e aumentar a injeção de energia.

Se eu consumir menos energia que a média? O que acontece?

Vamos considerar que você tenha um escritório e nos meses de inverno o seu consumo de energia caia por causa que o ar-condicionado ficou desligado. Para essa situação temos duas sugestões: essa energia adicional pode vir na sua conta como saldo de geração e você tem por lei 5 anos para utilizá-la ou podemos simplesmente reduzir a injeção de energia para ajustar o seu contrato a sua nova realidade de consumo.

Assinei o contrato com a Smartben, não estou mais no imóvel, como cancelar?

Enviando um e-mail para comercial@smartben.com.br ou no whatsapp (31) 99775-6674.

Assinei o contrato com a Smartben, quanto tempo demora para eu ter desconto?

A Cemig tem o prazo legal de 60 dias para te cadastrar no sistema dela. Após 60 dias, você começa a ter o desconto na sua tarifa de energia.

O desconto é retroativo desde a data que eu assinei o contrato?

Não. O desconto será aplicado após o seu cadastro de cliente da Smartben ser cadastrado pela Cemig em seu sistema.

O vencimento da conta da minha concessionária de energia continuará mantido?

Sim.

O vencimento da conta da Smartben é o mesmo da minha conta de energia da concessionária?

Sim. Lembrando que você receberá 2 boletos, um da Cemig com impostos e taxa de iluminação pública e outro da Smartben com a energia consumida com desconto na tarifa.

Posso ter mais de uma instalação de Energia Elétrica com o benefício da Smartben?

Sim. Você pode ter quantas instalações você quiser com o benefício da Smartben.

Contratei a Smartben, mas viajei e meu consumo de energia foi próximo ao mínimo, tenho que pagar o que da minha conta de energia?

A energia injetada pela Smartben foi para saldo de geração, logo você irá pagar somente a conta da Cemig. A conta da Smartben só é gerada quando a energia injetada é consumida.

Eu tinha um consumo muito elevado, mas agora não gasto nem o mínimo, como que fica meu contrato com a Smartben?

O seu contrato com a Smartben fica com interrupção temporária. A Smartben não irá injetar energia na sua conta até que o consumo retorne.

Posso continuar com a minha conta em débito automático?

Sim.

Se falta energia aciono quem?

Você tem que abrir o chamado no 116 da Cemig. A Cemig é responsável por entregar a energia na sua casa.

Se eu atrasar o pagamento da conta da minha concessionária, em quanto tempo eles cortam o fornecimento de energia?

Eles podem cortar com apenas uma conta em atraso e mediante notificação ao consumidor.

Se eu atrasar o pagamento da Smartben, em quanto tempo tenho a energia descontinuada?

Você não tem a energia descontinuada, mas você perde a partir do próximo mês a injeção da energia pela Smartben e com isso perde o desconto. A Smartben só voltará a injetar energia na sua conta após o débito ter sido quitado.

Já participo de um programa de economia de energia com outro fornecedor, e gostaria de fazer parte da Smartben. Posso? Quais os procedimentos? A Smartben me ajuda nisso?

Pode sim. É só enviar por email ao outro fornecedor solicitando o cancelamento do contrato. Você assina o contrato com a Smartben e esse fica em suspensão temporária até que o outro contrato tenha sido cancelado.

Não quero mais fazer parte da Smartben, qual a multa, e quanto tempo meu contrato é distratado?

Não tem nenhuma multa. O distratado é realizado em até 60 dias úteis caso você tenha saldo de geração com a Smartben.

Já sou cliente da Smartben e preciso mudar a titularidade da minha conta, perco algum benefício?

Não. Entre em contato no e-mail comercial@smartben.com.br ou para o Whatsapp (31) 99775-6674 e solicite as alterações do seu contrato.